O que é o FabLab?

A rede FabLab iniciou-se há 10 anos, quando Neil Gershenfeld, professor do MIT e diretor do Centre of Bits and Atoms, começou a lecionar o curso “How To Make (almost) Everything”.

A princípio, as aulas eram direcionadas apenas para um pequeno grupo de alunos, mas para sua surpresa, apareceram centenas. O professor, então, percebeu que a maior motivação dessas pessoas era produzir aquilo que elas sempre sonharam, mas que nunca existiu. O prazer estava em fabricar com as próprias mãos.

Não por menos, Universidades, Instituições e pessoas do mundo inteiro se identificaram com a causa e assim nasceu a rede Fab Lab.

Hoje são mais de 200 laboratórios pelo mundo, dos quais 16 situam-se em Portugal.

FabLab Porto

A ideia presente num FabLab e o princípio norteador do FabLab Porto, é receber pessoas de todas as áreas, criar um ambiente multidisciplinar, permitindo a partilha de conhecimentos e a criação colaborativa.

Na sua essência, um FabLab, é um ponto de encontro entre “makers” (criadores) e pessoas que têm interesse e o objetivo de produzir as suas próprias “criações”, sejam estes estudantes, empreendedores ou entusiastas e será esse o nosso objetivo.

Para a comunidade, o FabLab Porto é um espaço físico adequado à materialização das suas ideias, com acesso a máquinas e ferramentas, suporte para o seu negócio e uma base para aprender, expandir o conhecimento e desenvolver a capacidade de autonomia, assim como explorar novos materiais, novos processos e poder utilizá-los na construção do que pretende.

Para as empresas, o FabLab Porto poderá ser visto como um laboratório de criatividade para a concepção de novos produtos, além de uma oportunidade para conhecer novos talentos, fazer parcerias e contribuir para a comunidade local. Poderá também ser utilizado como um laboratório de prototipagem e fabrico rápido, optimizando processos e proporcionando um controlo maior sobre a qualidade.

FabLab Studio

A criação do FabLab Studio é um reflexo natural da gestão da FabLab Porto.

A existência de uma sala de 100m² no interior do armazém impulsiona uma ideia que já era muito clara aquando da criação do laboratório, agregar ao conceito da FabLab a área musical e audiovisual. 

Pretende-se ainda a disponibilização do espaço para outro tipo de actividades da FabLab, como formações e cursos teórico-práticos das ferramentas tecnológicas disponíveis ou ainda o aluguer do espaço para atividades externas como ensaios, gravações audio, apresentações e/ou conferências…

Laboratório de Inovação Sistémica

Como a FabLab é um espaço de inovação, contamos com uma equipa que se debruça em assuntos como a teoria dos sistemas e os seus diversos desdobramentos para tecnologia sociais, gestão colaborativa, tomada de decisão e resolução de conflitos.

Dentre as inúmeras ferramentas exploradas, trabalhamos especialmente com:

Dragon Dreaming – Design de Projetos Colaborativos

Sociocracia – Gestão Horizontal e Consentimento

Comunicação Não Violenta – Resolução de Conflitos

Teoria U – Inovação Social voltada para a transição

Agile, Scrum e Lean  – Otimização de produção

Human Centered Design – Produção humanizada

 

Laboratório de Permacultura
- PermaLab -

A Permacultura representa um conjunto de ferramentas e conceitos que nos auxiliam a resolver os mais variados tipos de desafios relacionados com economia, política, ecologia, construção e agricultura.

PermaLab focasse na resolução de problemas urbanos, mas também estamos disponíveis para prestar consultorias em projetos rurais.

O nosso escopo é a produção de alimentos em contexto urbano, a geração de energia através de recursos renováveis, a conscientização ambiental, o decrescimento do consumo e a redução da pegada ecológica.

Contamos com uma equipa altamente especializada para desenvolver qualquer tipo de solução em qualquer escala.

O PermaLab também tem uma estrutura aberta e colaborativa como todo o resto da FabLab Porto.

Princípios

Empoderamento Pessoal

O nosso projecto é voltado para o empoderamento pessoal de qualquer um que venha a buscar os nossos serviços.

Fortalecimento da Comunidade

Nossos objectivos e missões sempre levam em consideração actividades que fortaleçam o desenvolvimento da comunidade local.

Serviço à Terra

As actividades realizadas são desenhadas a levar em consideração uma preocupação com o ambiente e o planeta em que vivemos.

Objectivos

Sensibilizar o público acerca de métodos, técnicas e equipamentos para desenvolver projetos de qualquer natureza.

Facilitar o acesso a inovações tecnológicas como a impressão 3D, CNC, corte e gravação a laser, assim como tecnologias de empoderamento pessoal e colectivo.

Promover workshops que abordem todos os temas envolvidos no processo de criação de projetos, prototipação e gestão, modelação 3D, música, design, multimédia, arquitectura, etc.

Estimular a criatividade, confiança e facilitar o acesso aos meios necessários para atingir o nosso maior potencial.

Criar um ambiente de partilha de conhecimento, ideias e experiências.

Incentivar o trabalho em equipa e o espírito colaborativo.

Expandir o potencial criativo e económico da região local.

Inspirar a comunidade a ser pró activa e a desenvolver soluções locais.

Empoderar as pessoas e ajudá-las a realizarem os seus sonhos.

Alertar  sobre a importância dos equipamentos de segurança no trabalho.

Implementar projetos que acrescentem valor ao desenvolvimento local.

Celebrar o processo criativo, a inteligência colectiva e o empoderamento pessoal, comunitário e planetário.

FabLab Charter

Embora num FabLab as pessoas possam criar praticamente qualquer coisa, alguns ideais devem ser seguidos conjuntamente. Estes ideais podem ser encontrados na Carta de Princípios da FabLab, a Fab Charter.